A Iniciativa Liberal alertou, hoje, para o problema de habitação no Funchal, que impede os jovens e a classe média de conseguirem viver na sua cidade. No entender de Sara Jardim, candidata da IL à Câmara Municipal do Funchal, as rendas são “proibitivas, os preços das casas estão fora do orçamento” e a burocracia “trava projetos”.
Para a IL, a Câmara Municipal do Funchal tem sido mais parte do problema do que da solução. Em vez de facilitar, complica. Em vez de abrir espaço à construção e à reabilitação, trava iniciativas com regulamentos complexos e desatualizados, taxas usurárias e prazos de decisão intermináveis.
Segundo Sara Jardim, “a oferta de habitação é escassa, e a falta de planeamento urbanístico tornou-se um entrave para quem quer investir ou viver na cidade. As promessas repetem-se há anos, mas os resultados continuam invisíveis para quem precisa de uma casa. Os números não mentem: os jovens fogem para os concelhos vizinhos e até da Madeira, e o Funchal está a perder o seu futuro.
Sara Jardim propõe, entre várias medidas, uma revisão rigorosa do PDM e a aplicação e o cumprimento do ‘simplex urbanístico’.