O primeiro discurso como presidente da Câmara Municipal de Machico é feito na varanda do edifício municipal, para que o público em geral, incluindo quem estava na rua, consigam ver e ouvir.
Hugo Marques começou por regozijar-se pelo quarto mandato consecutivo do PS à frente do concelho.
Depois, lembrou ser natural da freguesia do Porto da Cruz, mas assumiu-se como o presidente de todos os machiquenses.
Posteriormente, o novo autarca prestou agradecimento a quem esteve no seu lado e acreditaram na sua candidatura e projeto político. “Entrei na vida política de forma inesperada”, confessou, expressando “a vontade genuína” de trabalhar pela sua terra, em 2013, na freguesia e os últimos oito anos aprendeu imenso como vereador.
Um reconhecimento a Ricardo Franco, anterior presidente do município, pessoa que muito admira. Martins Júnior foi recordado no seu discurso. “O sr. Padre ensinou me a ser o político que consigo ser”, vincou, lembrando ainda o seu pai, que “certamente estaria sentado num banco muito orgulhoso”.
Já em termos da responsabilidade que assume, Hugo Marques prometeu capacidade determinação e confiança necessária para elevar Machico, com mais habitação e medidas sociais.
Hugo Marques disse esperar mais cooperação com o Governo Regional, como na questão já resolvida do cemitério do Porto da Cruz. A cooperação é fundamental, vincou. Lembrou obras ainda pendentes que carecem de solução no concelho.
Sobre a ligação às juntas de freguesia, prometeu um estreitar de colaboração e apoio nos trabalhos por estas desenvolvidos.
A habitação é uma prioridade, avançou, e haverá avanços nesta área no primeiro ano de mandato. A aposta na primeira habitação e cooperativas é uma vertente.
Hugo Marques prometeu que o desenvolvimento de Machico será sempre feito com respeito pelo património do concelho.
A finalizar, falou para os adversários políticos: “A partir de hoje, conto convosco como parceiros”, em prol de concelho e dos machiquenses. “Quando o objetivo é comum, o progresso de Machico”, tem de haver um ponto de encontro no diálogo, disse.