Neste que é o Dia Mundial da Alimentação, a Horta Social da ASA - Associação de Desenvolvimento de Santo António, recorda, em comunicado, que tem vindo a consolidar-se “como um importante projeto de apoio social e sustentabilidade na comunidade”.
Criada com o propósito de produzir produtos hortícolas e frescos destinados à Mercearia Social da instituição, a primeira mercearia da Região, a horta tem registado um crescimento contínuo da sua produção, “refletindo o empenho e a dedicação de todos os envolvidos, desde os técnicos aos voluntários”.
Como refere Marcelo Gouveia, presidente da ASA, “a colaboração dos voluntários, quando são utentes, é premiada com a majoração nos produtos que lhes são atribuídos pela Mercearia Social”, promovendo uma interação com a comunidade que usufrui deste apoio alimentar.
Desta forma, a ASA assegura não apenas o acesso a alimentos essenciais, mas também a produtos frescos e saudáveis, promovendo hábitos alimentares equilibrados e uma maior autonomia alimentar.
Paralelamente, são ministradas formações onde são abordados temas como aliteracia alimentar e a utilização dos desperdícios. Estes temas são utilizados nas palestras feitas pelos técnicos da ASA, nas escolas parceiras, mormente na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
“A Horta Social da ASA constitui, assim, um exemplo de boas práticas na área da intervenção social, demonstrando que a cooperação e o compromisso coletivo podem transformar positivamente a vida de muitas famílias”, remata a mesma nota.