Terminado que foi, no passado dia 6 deste mês de setembro, o contrato público firmado entre a empresa MWR - Madeira Waste Recycling, Lda e o Município do Funchal, a autarquia faz saber que desde o início da presente semana a gestão da recolha de resíduos é inteiramente assegurada pelos serviços municipais do Departamento de Ambiente.
Desta forma, a recolha de resíduos no Funchal passa a ser assegurada, na totalidade, por funcionários e equipamentos da Câmara, resultado de investimentos da autarquia em viaturas e recursos humanos garantem melhor eficiência na recolha de resíduos
Na informação prestada, é referido que em 2022, face à carência de recursos humanos adstritos à Divisão de Remoção de Resíduos, no Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, houve a necessidade de contratar uma empresa para a prestação do serviço de recolha de resíduos de modo a colmatar esta lacuna.
Mais ainda, em 2023, a carência de recursos humanos foi suprimida com a admissão de 30 Assistentes Operacionais - Cantoneiros de Limpezas e de 10 Motoristas de Pesados para o Departamento de Ambiente, garantindo assim uma melhor eficiência do serviço público prestado.
Além de que no presente ano, a frota automóvel disponível, no Departamento de Ambiente, foi alvo de um processo de renovação da mesma com a aquisição de 26 novas viaturas para o serviço de remoção de resíduos sólidos e 2 viaturas para o serviço de lavagem de contentores públicos.
Em suma, com as melhorias preconizadas no Departamento de Ambiente a nível de viaturas e equipamentos disponibilizadas, bem como pelo reforço do efetivo de recursos humanos, sendo então possível a partir de agora a prestação deste serviço, sem recurso a externos.
David Spranger