O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside esta quarta-feira, dia 15 de abril, ao salão nobre do Governo Regional, à assinatura de 43 contratos-programa com casas do povo da Região, destinados a apoiar o funcionamento destas estruturas em 2026.
A cerimónia está marcada para as 12 horas e insere-se no âmbito do apoio ao funcionamento das Casas do Povo, estruturas de proximidade com intervenção social e comunitária em diversas freguesias da Região.
De acordo com a informação divulgada pelo Gabinete da Presidência, será atribuída uma comparticipação financeira global de 526.049,96 euros, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades regulares, reforçar a intervenção social de proximidade e dinamizar as comunidades locais.
Este adiantamento de verbas surge na sequência de um pedido apresentado pelas próprias casas do povo, que solicitaram a antecipação de parte do financiamento anual para assegurar o normal funcionamento ao longo de 2026. Situação idêntica já tinha ocorrido no ano anterior, igualmente a pedido destas entidades.
A iniciativa decorre no âmbito da ação governativa regional na área do desenvolvimento social e comunitário, num dia em que o presidente do Governo Regional terá ainda outras presenças institucionais, nomeadamente na abertura da DIGITAL TRANSFORMATION SUMMIT, no Colégio dos Jesuítas, às 15h30, e na apresentação do livro ‘Nação Valente’, às 16h00, no Savoy Palace.