MADEIRA Meteorologia

Funchal Sempre à Frente destaca investimento na cultura

Data de publicação
02 Junho 2025
12:19

No Museu A Cidade do Açúcar teve lugar mais uma edição dos ‘Encontros do Poder Local’, do Grupo Municipal Funchal Sempre à Frente, onde Vera Duarte afirmou que “esta intervenção n’ A Cidade do Açúcar é mais um exemplo da política cultural deste Executivo, que privilegia a criação de condições para o desenvolvimento artístico e a democratização do acesso à cultura”.

A autarca explanou que a requalificação não se limitou à componente física, mas criou um novo percurso museológico e expositivo, a par da introdução de melhorias significativas ao nível da acessibilidade. A deputada social democrata assegurou que “desde 2021, a Câmara Municipal do Funchal tem realizado um investimento contínuo em infraestruturas, programas, apoios financeiros e iniciativas de mediação cultural. A abertura do Centro Cultural e de Investigação do Funchal, a criação do Estúdio de Criação Artística, a abertura da Galeria IMPULSO, a reabilitação do auditório do Jardim Municipal, o lançamento do Concurso Literário Infantojuvenil Maria Aurora ou o programa ESCUTO – Espaço Cultural Para Todos fortalecem aquela é a postura do PSD perante a cultura”.

Aliás, Vera Duarte reiterou que, “com o Funchal Sempre à Frente, o orçamento municipal para a cultura quase triplicou, se considerarmos o último montante atribuído pela vereação anterior – do PS - em 2021”.“

No Funchal, a criação de oportunidades reais de participação tem sido preponderante para que cada um dos Funchalenses, independentemente do que faz ou de onde mora, possa usufruir de iniciativas neste setor. A cultura é fundamental na coesão social, no pensamento crítico, na afirmação da identidade e no desenvolvimento local e, na nossa cidade, vamos continuar a trabalhar nestes propósitos”, disse.

A deputada fez, ainda, questão de lembrar que “está, atualmente, em consulta pública, até 30 de junho, o regulamento do CIRCULAR, que responderá à necessidade de cobrir despesas de mobilidade, permitindo que os nossos artistas possam apresentar os seus trabalhos fora da Madeira”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas