A Câmara Municipal do Funchal (CMF) entregou, esta segunda-feira, 29 de setembro, os certificados de formação a 49 assistentes operacionais que concluíram duas ações de formação realizadas no mês de julho.
As iniciativas, promovidas pelo Departamento de Recursos Humanos da autarquia, tiveram como objetivo capacitar os trabalhadores para a operação segura e eficiente de camiões com grua articulada e de máquinas industriais, em conformidade com as normas técnicas de segurança previstas na legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 50/2025, de 25 de fevereiro.
A vereadora com o pelouro dos Recursos Humanos, Ana Bracamonte, presidiu à cerimónia de entrega dos certificados, destacando que estas ações se inserem na política municipal de valorização e qualificação contínua dos trabalhadores da autarquia.
As formações decorreram nas instalações municipais e incluíram quatro horas de componente teórica e quatro horas de prática em ambiente de trabalho, realizadas na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos e no estaleiro do Departamento de Mobilidade, Infraestruturas e Equipamentos.
Representaram um investimento municipal de 3.420 euros, envolvendo profissionais de diversos departamentos municipais. Nos últimos anos, a autarquia já administrou mais de 47 mil horas de formação, internas e externas.
A ação de “Operador de Camião com Grua Articulada - normas de operação e segurança” contou com 10 formandos da Divisão de Gestão de Frota e da Divisão de Arruamentos e Espaço Público Municipal.
Já a formação de “Manobrador de Máquinas Industriais - empilhadoras e retroescavadoras” integrou 39 assistentes operacionais de diferentes áreas, que exercem funções na Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos, nas Águas do Funchal, na Divisão de Cemitérios, na Divisão de Edifícios e Equipamentos, na Divisão de Arruamentos e Espaço Público Municipal e no Parque Ecológico do Funchal.
Entre os principais objetivos destacam-se o reforço das normas de segurança, o desenvolvimento de competências técnicas, a adoção de boas práticas de manutenção preventiva e a promoção da eficiência operacional.