Os vereadores do Chega na Câmara Municipal do Funchal, à saída da reunião do executivo, pediram “mais transparência sobre o processo de revisão do PDM, considerando-o urgente e com forte impacto na cidade”.
Segundo os vereadores, “a autarquia comprometeu-se a entregar, na próxima semana, um balanço detalhado do ponto de situação”. “É importante sabermos as fases todas. Tem de ser muito transparente este processo”, defenderam, lembrando que a suspensão do PDM foi prolongada por 24 meses.
Entre as dúvidas levantadas está a forma como a revisão será conduzida: “O mais importante é sabermos se será feita internamente pelos serviços da Câmara, num contexto multidisciplinar, ou através de um concurso internacional, envolvendo várias empresas, como foi feito em 1997.” A utilização de ferramentas digitais para simulação de construção é outra das matérias sobre as quais pretendem respostas.
Na reunião do executivo, foi aprovada a prorrogação da suspensão do alojamento local por mais quatro meses. Ainda assim, a oposição critica o atraso na regulamentação. “O regulamento já devia estar pronto, porque isto está a gerar um contexto desagradável e deveria estar acelerado”, afirmaram.