A estação do Funchal/Observatório registou, em agosto, a temperatura máxima absoluta mais elevada da Madeira, nomeadamente 33,7º, no dia 10.
De acordo com dados hoje divulgados pela Direção Regional de Estatística (DREM), foi no Lugar de Baixo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assinalou, por sua vez, a média mais elevada, na ordem dos 24,6º. Já a mais baixa foi observada no Chão do Areeiro (17,6º).
Comparativamente às normais climatológicas, em agosto, sete das estações com dados disponíveis representaram anomalias, sendo que o maior desvio, de mais 2,8ºC face ao normal, foi registado no Chão do Areeiro.
A temperatura mínima absoluta desse mesmo mês, assinalada no dia 20, foi de 5,4ºC no Pico do Areeiro.
Refira-se, ainda, que o Lugar de Baixo e o Funchal/Observatório registaram 31 dias com temperaturas máximas superiores a 25ºC, tendo em conta que a normal meteorológica é de 25,5 dias na primeira estação e de 22,2 na segunda.
Ainda nas estações Funchal/Observatório, Funchal/Lido, Lugar de Baixo e Porto Moniz foram registadas 31 noites tropicais em que a temperatura mínima não desceu dos 20ºC.