A época mais mágica do ano já chegou ao Funchal. A Câmara Municipal apresentou hoje durante a iniciativa ‘Natal no Funchal’, no âmbito dos programas da JMFM ‘Comércio Tradicional’, o extenso programa das Festas de Natal e Fim de Ano, marcado pela chegada do Pai Natal, na abertura da Aldeia Natal e por colocar dezenas de iniciativas que irão animar a cidade até 6 de janeiro.
“O Pai Natal chega amanhã à Aldeia Natal, por volta das 16h30”, por Joana Abreu, Chefe de Unidade de Protocolo e Eventos, da Câmara Municipal do Funchal, sublinhando que este é “um bom regresso, algo para as crianças, para a família, para toda a gente”. A Aldeia Natal contará com oficinas, pinturas faciais, workshops e um espaço dedicado aos artesãos. “A Aldeia Natal é mesmo para a família inteira”, garantiu.
Além do recinto principal, a magia estende-se pelas principais artérias da cidade. No átrio da Câmara Municipal já podem ser visitados os presépios vencedores do concurso do Presépio Ecológico. “O intuito é sensibilizar para esta tradição tão madeirense, utilizando material reutilizável para evitar desperdício”, explicou.
A programação também inclui a tradicional mesa madeirense, patente no Salão Novo do Teatro Baltazar Dias a partir de 12 de dezembro, bem como o grande presépio da placa central, um dos mais fotografados por locais e visitantes.
“Há turistas que vêm cá e não sabem a quantidade de dias de trabalho que tudo isto exige”, destacou a chefe de unidade, lembrando o empenho dos trabalhadores camarários.
Entre os destaques culturais encontra-se ainda a peça O Natal de Jack, inspirada no universo de Tim Burton, que sobe ao palco do Teatro Municipal Baltazar Dias entre 19 e 21 de dezembro. “Aconselhava a correrem para comprar os bilhetes”, recomendou.
A vertente religiosa também marca presença. A Missa do Parto organizada pela autarquia terá lugar no dia 19, às 7h da manhã, na Igreja do Colégio. “É um momento de tradição, oração e convívio, aberto a todos os munícipes e visitantes”, afirmou.
A abertura oficial da Aldeia Natal acontece amanhã, com a atuação do coro infantil da Escola Cruz de Carvalho, seguida da aguardada chegada do Pai Natal. “É uma maneira diferente de chegar, distinta dos outros anos. Quem estiver presente vai gostar”, assegurou a chefe de unidade, mantendo o suspense.
O município deixa, assim, o convite a residentes e visitantes para viverem a cidade nesta quadra especial. Como diz Joana Abreu, “a cidade, nesta altura, tem outro encanto, outra magia. Vale a pena ser visitada a pé”.