O secretário regional da economia José Manuel Rodrigues destacou esta manhã, a importância da formação nas áreas da digitalização, inovação e novas tecnologias como um fator decisivo para o desenvolvimento económico e social da Região.
À margem da iniciativa ‘Everywhere Digital School’, o governante sublinhou que este tipo de ações se inserem “precisamente na formação de mais pessoas na digitalização, na inovação e nas novas tecnologias”, acompanhando uma revolução tecnológica que já está em curso a nível global.
De acordo com José Manuel Rodrigues, a Madeira tem vindo a responder a este desafio através de investimentos públicos e privados, apoiados também por fundos europeus.
“A Madeira tem que acompanhar a revolução tecnológica que está em curso e tem no feito, quer com investimentos públicos, quer com investimentos privados”, afirmou, acrescentando que existem apoios europeus específicos para esta área estratégica.
“Atualmente a Madeira tem uma oportunidade que nunca teve na sua história, em 600 anos. Hoje é possível trabalhar a partir da Madeira ou do Porto Santo para qualquer parte do mundo”, disse, salientando que, em setores como o das novas tecnologias, “já não existem os constrangimentos da insularidade”.
José Manuel Rodrigues considera que é através da inteligência artificial que os cidadãos das ilhas conseguem combater a insularidade. “A insularidade é vencida através do investimento público que foi feito nos cabos submarinos, na conectividade da Madeira com todo o mundo”, explicou, acrescentando que estas condições criam novas oportunidades que antes eram reservadas “às grandes cidades ou às grandes metrópoles”.
O governante defende que a revolução tecnológica representa uma oportunidade concreta para a Região se afirmar à escala global.