Considerando que “o envelhecimento da população é uma realidade dos nossos dias, bem como dos tempos vindouros”, a coligação Força Madeira aponta que a aposta na dignidade da pessoa idosa deve ser um prioridade do governo regional e como tal é necessário apostar em estruturas de apoio social a esta faixa etária.
Em comunicado, assinado por Liana Reis, a candidatura às eleições regionais afirma que “um dos maiores problemas dos nossos idosos é sem dúvida a solidão”. “Sejam autónomos ou a necessitar do apoio domiciliário da Segurança Social, a verdade é que não têm acompanhamento no período noturno, sendo que muitos por falta de capacidade financeira para contratar cuidador nesse mesmo período”, diz.
Deste modo a coligação Força Madeira defende a criação urgente de Centros de Noite de carácter público, permitindo a que os idosos que vivem sozinhos, possam passar a noite com a segurança e vigilância necessárias, retardando desta forma a necessidade de institucionalização precoce dos mesmos, bem como prevenir problemas de saúde mental (depressão, risco de suicídio, risco de psicoses) e situações de assaltos e violência a estas pessoas tão vulneráveis.
“É imperativo que a Secretaria Regional da Inclusão e juventude invista em soluções públicas uma vez que não sabemos em que termos e quais as condições que as IPSS apoiadas pelo PRR irão impor para os cuidados aos nossos idosos”, remata a coligação.