Cerca de 40 operacionais de várias entidades de socorro participam, na manhã deste sábado, 18 de outubro, num exercício de grande complexidade que terá lugar na falésia junto ao “Bar Precipício”, na Fajã da Ovelha, concelho da Calheta.
A iniciativa, promovida pelo Corpo de Bombeiros da Calheta, com o apoio e em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, visa testar a capacidade de resposta e coordenação de equipas especializadas em cenários de salvamento técnico por cordas e desencarceramento em zonas de difícil acesso.
O exercício, de caráter inter-regional e pioneiro, simula o despiste de um veículo de passageiros que cai de uma estrada para uma escarpa, provocando múltiplas vítimas graves. O cenário coloca exigentes desafios às equipas de intervenção, que terão de aceder à zona do sinistro com recurso a técnicas de cordas, conjugando operações de estabilização e desencarceramento com manobras de suporte básico e avançado de vida, bem como ações de resgate em montanha, envolvendo meios terrestres e aéreos.
Participam na operação elementos dos Bombeiros, profissionais de saúde do Serviço de Emergência Médica Regional (SEMER), da Polícia de Segurança Pública e do Serviço Regional de Proteção Civil.
Com esta simulação, pretende-se testar de forma integrada os procedimentos de alerta, despacho e mobilização de meios previstos no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), garantindo a eficácia na gestão de operações complexas com múltiplos agentes de proteção civil.