MADEIRA Meteorologia

Ex-secretário de Estado defende Carlos Pereira num futuro governo socialista

Data de publicação
12 Abril 2025
11:31

Ascenso Simões, antigo membro do XVII Governo Constitucional, defendeu que Carlos Pereira, dirigente socialista, deveria integrar um eventual governo do PS, caso o partido venha a vencer as próximas eleições legislativas.

O ex-secretário de Estado da Administração Interna, entre março de 2005 e abril de 2007, considera que Carlos Pereira possui o conhecimento económico e empresarial para tal.

A sugestão foi feita num artigo de opinião publicado este sábado no Expresso, onde o antigo secretário de Estado propõe uma nova abordagem para a política económica e industrial do país.

“O Ministério das Empresas. Sim, mudar a designação é simbólico, mas concebe o sinal do que importa”, escreve Ascenso Simões, sugerindo que esta nova pasta deve assumir uma visão estratégica mais próxima do setor privado e da realidade produtiva. Para o antigo governante, o objetivo deverá ser “cumprir, sem crises, o PRR e o Portugal 2030”, preparando simultaneamente o país para “uma nova ordem no comércio internacional que vai atacar a Europa de forma irreversível”.

Na sua visão, o Ministério das Empresas não deve ser entregue a “figuras que sejam ‘barras’ em política industrial”, mas sim a perfis mais próximos dos empresários, capazes de mobilizar investimento e simplificar processos: “Escolher alguém que seja um Mira Amaral ou um Pina Moura, que bata nas costas dos empresários e os ‘obrigue’ a investir. Proximidade e libertação da burocracia.”

Entre os nomes destacados como exemplos de “boas escolhas de quadros do PS com conhecimento do terreno”, Ascenso Simões sublinha Eurico Dias, Carlos Pereira e Ricardo Castanheira. Sobre Pereira, em particular, enaltece o seu conhecimento em “empresas, economia e fomento”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas