A Escola dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque, está a receber, ao longo desta semana, quatro docentes italianos da escola Istituto Comprensivo di San Giuseppe Jato e San Cipirello, na ilha de Sicília.
As escolas cooperam em várias áreas, nomeadamente no que se refere à identificação de métodos de ensino e estratégias de gestão eficazes, que podem ser adaptados e aplicados por ambas as escolas, à comparação de modelos de gestão, organização de horários, distribuição de recursos e liderança escolar, bem como à adoção de estratégias mais eficazes e adaptadas às necessidades de cada escola.Uma das vertentes trabalhadas com os alunos são os pratos e as comidas típicas, pois a comida é um dos elementos mais tangíveis da identidade cultural, permitindo uma ligação emocional e sensorial com outras culturas.
Os alunos italianos enviaram ainda postais de Natal, que foram entregues numa aula animada, com curiosidades sobre a Sicília e a Itália.
O coordenador Erasmus+ da escola, Marco Melo, referiu ainda que estas parcerias se enquadram no processo de internacionalização da escola e que vários docentes e alunos visitarão este ano letivo a Croácia, Espanha, Turquia, Alemanha e Polónia.