Já saíram os resultados da 2.ª fase das candidaturas de acesso ao ensino superior. Cerca de três centenas de alunos madeirenses candidataram-se e hoje foram divulgados os resultados, com a colocação, na Universidade da Madeira, de 67 alunos, das 106 vagas existentes. De acordo com os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobram, ainda, 47 vagas para a 3.ª fase.
Quanto aos cursos em que houve maior número de colocações de jovens da Madeira, em primeiro lugar está Economia com 9 colocações, Enfermagem com 8, Estudos de Cultura igualmente com 8, Bioquímica com 6, Artes Visuais com 5, assim como Direção e Gestão Hoteleira, seguindo-se Design com 4, Comunicação, Cultura e Organizações com 4, Línguas e Relações Empresariais com 3, Engenharia Informática com 3.
A finalizar as colocações nos cursos da Universidade da Madeira, os dados dão conta de 2 colocações em Psicologia, Ciências de Educação e em Ciclo Básico de Medicina, além de 1 em Engenharia Civil, Matemática e Educação Física e Desporto.
Sem colocações, há a destacar os cursos de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, que tinha 8 vagas iniciais, Educação Básica, sem vagas, e, ainda, Ciclo Básico de Medicina, também sem vagas.
A nível nacional, 8190 estudantes foram colocados, 76% dos quais foram colocados nas três primeiras opções.
Na sequência dos resultados da 2.ª fase, estão ainda disponíveis 3936 vagas, que podem ser agora disponibilizadas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso.
Segundo os dados, Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Politécnico de Lisboa e Universidade de Coimbra são as instituições que receberam mais colocados nesta segunda fase.
Recordar que os estudantes agora colocados devem matricular-se entre 17 e 19 de setembro junto da respetiva instituição de ensino superior. Já as vagas a concurso na terceira fase serão divulgadas em 22 de setembro e as candidaturas poderão ser apresentadas entre esse mesmo dia e 25 de setembro.
Mónica Rodrigues