O auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, com capacidade para quase 200 pessoas, tornou-se pequeno para todos quantos quiseram participar na cerimónia de entrega de certificados e diplomas a formandos do Centro de Formação Profissional da Madeira e Centro Qualifica, realizado ao início da noite de terça-feira.
Ao todo, foram entregues 338 certificados e diplomas a jovens que concluíram Cursos de Aprendizagem e Ações Capacitar no Centro de Formação Profissional da Madeira, bem como a adultos que finalizaram os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), nas vertentes escolar e profissional.
No fundo, a concorrida cerimónia simbolizou o reconhecimento público do esforço e dedicação dos formandos e adultos, e reforçou, simultaneamente, a missão do Instituto para a Qualificação na vertente da promoção do desenvolvimento pessoal, profissional e social da população da Região Autónoma da Madeira.
Presente na iniciativa, a secretária regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, dirigindo-se aos presentes, relevou precisamente o alcance daquele momento. “Estes certificados e diplomas constituem mais uma etapa realizada com sucesso no vosso percurso escolar e percurso de vida. Agregam em si relevância e significado, tanto para as instituições de ensino, como para toda a comunidade educativa», sublinhou a governante, deixando ainda um agradecimento especial ao profissionalismo de todos os docentes, às empresas parceiras e à confiança depositada pelas famílias no sistema educativo regional.
“O Instituto para a Qualificação é uma instituição que tem sabido, desde a primeira hora, responder aos desafios específicos de uma população estudantil essencialmente vocacionada para a área técnica e profissional”, frisou.
Elsa Fernandes garantiu que o Governo Regional prosseguirá a aposta na formação e qualificação da população. “A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia continuará a procurar as melhores respostas e a apoiar todos os projetos que contribuam para o sucesso dos seus formandos e para a melhoria contínua do sistema educativo regional”, concretizou.