A nova Estratégia Regional para a Prevenção e Redução dos Comportamentos Aditivos 2026-2030 está a ser apresentada hoje por Nelson Carvalho, da UCAD.
Durante a apresentação, Nelson Carvalho destacou a importância de fortalecer a literacia em comportamentos aditivos e dependências, de forma a garantir que os cidadãos, especialmente os consumidores ocasionais ou em risco, possam tomar decisões informadas e adotar comportamentos mais responsáveis, saudáveis e seguros.
Um dos eixos centrais da estratégia prende-se com a dissuasão da toxicodependência, através de três vertentes fundamentais: Identificação e sinalização precoce de consumidores de substâncias psicoativas ilícitas, com especial atenção às populações jovens e jovens adultas, consideradas mais vulneráveis. Dissuasão do consumo de substâncias psicoativas ilícitas, com medidas orientadas para a redução do risco e para a diminuição da experimentação. Consolidação das respostas de encaminhamento, assegurando que todos os cidadãos identificados tenham acesso atempado aos serviços adequados às suas necessidades, desde acompanhamento psicológico a tratamentos especializados.
A nova Estratégia Regional 2026-2030 pretende, assim, reforçar a articulação entre entidades, melhorar a capacidade de resposta e promover uma cultura de prevenção assente na informação, na vigilância e no apoio continuado às populações em risco.