MADEIRA Meteorologia

Dormir bem é um pilar da saúde e bem-estar, relembra a DRS

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Agosto 2022
12:50

A Direção Regional da Saúde alertou, hoje, para a importância do sono, como um pilar da saúde e bem-estar.

Numa nota enviada à redação, as autoridades de saúde recordam que "o sono contribui para nos sentirmos saudáveis, focados e felizes, pelo que é importante manter uma "boa higiene do sono"".

É neste sentido, que a DRS deixa à população vários conselhos, concretamente:

- Respeitar a hora de deitar e dormir o tempo recomendado para a idade (dos 18 aos 64 anos entre 7 a 9 horas, mais de 64 anos entre 7 a 8 horas).

- Evitar refeições pesadas, bebidas estimulantes ou álcool a partir do final da tarde, assim como fumar uma a duas horas antes de ir para a cama. O álcool pode transmitir uma falsa sensação de relaxamento, mas na verdade, perturbará qualidade do sono, aumentando a adição e prejudicando a saúde. O jantar deve ocorrer pelo menos 2-3 horas antes (em caso de ter fome à hora de deitar, pode optar por uma ceia leve);

- Praticar exercício físico (i.e. caminhada ou outra atividade física de forma organizada e regular), sobretudo ao ar livre e com exposição solar, pois estes fatores contribuem para regular o relógio biológico e os ciclos de sono.

- Adotar uma rotina de sono com atividades relaxantes (ex. tomar um banho, ler um livro, ouvir música calma, e fazer massagem) que o ajudem a "desligar" do dia de forma tranquila.

- Preparar o espaço de sono, tendo em conta a diminuição da luz e uma temperatura adequada.

- Evitar o uso de telemóvel, tablet ou computador antes de dormir.

A DRS mais alerta que "a luz do ecrã pode afetar a nossa capacidade de adormecer e provocar um desejo compulsivo de continuar em atualização, verificando informações, respondendo, lendo ou jogando".

"Em caso de insónia, os ecrãs devem ser evitados, porque irão estimular a atividade cerebral e dificultar ainda mais o adormecer. Caso seja necessária, a medicação para dormir deve ser sempre prescrita por um médico, respeitando as dosagens e períodos de tratamento", pode ler-se ainda.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas