Arranca neste mês de outubro o programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes mellitus tipo 2, que está a ser preparado no Funchal numa parceria entre o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM) e a Câmara Municipal do Funchal, sendo coordenado regionalmente pela Unidade de Saúde Pública do SESARAM.
A coordenação nacional é realizada pela Direção-Geral da Saúde através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
As sessões de exercício físico vão decorrer a partir de outubro de 2025, às 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras, das 10h00 às 11h30 no Centro Comunitário do Funchal, e serão dinamizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros.
A participação é possível, e gratuita, mediante referenciação pelos médicos e enfermeiros do Centro de Saúde do Bom Jesus.
Este programa de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um trabalho articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde da Região Autónoma da Madeira, existindo mais de 26.000 pessoas com esta doença crónica, e a atividade física é um dos pilares do tratamento - melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.
A Unidade de Saúde Pública irá monitorizar os resultados e desenvolver novas parcerias para disseminar posteriormente o projeto para os restantes concelhos.