Bruno Sousa, nutricionista do SESARAM, dirigiu, esta manhã, a sessão de nutrição na Escola da Nazaré, onde alertou para o facto de o desperdício alimentar nos dias de hoje atingirem níveis "alarmantes".
"Se nós comermos aquilo que é da Região, o que a terra nos dá, e evitarmos o desperdício alimentar, que atinge níveis alarmantes, estamos a proteger também o nosso ambiente", notou o nutricionista perante uma plateia composta por cerca de duas dezenas de crianças, que teve a oportunidade de identificar uma série de alimentos entre frutas e legumes.
Na sua alocução, Bruno Sousa sublinhou ainda a importância deste tipo de projetos para que os jovens se familiarizarem desde cedo com os alimentos, preferencialmente os que são cultivados em solo regional, aprendendo a evitar desperdícios e tornando-se eles próprios portadores da mensagem correta.
A sessão, que contou com a presença de Pedro Ramos, secretário regional de Saúde, e Humberto Vasconcelos, secretário regional de Agricultura,e ainda da vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal do Funchal, Helena Leal, insere-se no programa organizado pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma, através do Centro de Saúde da Nazaré, em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho, com vista a assinalar a Semana da Alimentação, que decorre entre 11 e 18 de outubro.
Em todas as escolas da freguesia estão a ser realizadas sessões práticas, dando ênfase ao consumo de alimentos locais, que a nossa natureza nos proporciona, e que possibilitam uma melhor nutrição, um melhor ambiente e, por conseguinte, uma vida melhor.
O intuito é que as crianças conheçam a variedade de alimentos locais, da época e que percebam a importância da sua inclusão nos seus hábitos alimentares, evitando aqueles alimentos demasiado processados e embalados.