O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento do estado do tempo na Madeira entre a madrugada de quarta-feira, dia 12, e a tarde de domingo, dia 16, devido à depressão Cláudia, centrada a sudoeste das ilhas britânicas. As condições adversas deverão afetar sobretudo a Costa Sul e as Zonas Montanhosas da ilha.
Segundo o IPMA, estão previstas precipitações por vezes fortes, acompanhadas de trovoadas e períodos de chuva localmente intensa, especialmente nas madrugadas de quarta e quinta-feira. O vento soprará de sul/sudoeste, moderado a forte, com rajadas que podem atingir os 90 km/h nas terras altas.
O estado do mar também se agravará, com ondas de noroeste até 4,5 metros na costa norte e em Porto Santo, e ondas de sudoeste até 3,5 metros na costa sul.
Perante esta situação, o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, alerta para a possibilidade de quedas de ramos e árvores, arrastamento de objetos soltos, pisos escorregadios e inundações em zonas urbanas ou historicamente vulneráveis.
A Proteção Civil recomenda à população que adote medidas preventivas, como: Garantir a limpeza dos sistemas de drenagem de águas pluviais; Fixar estruturas soltas, como andaimes ou placards; Evitar a circulação junto a áreas arborizadas, zonas costeiras e locais propensos a inundações; Adequar deslocações e atividades às condições meteorológicas previstas.