MADEIRA Meteorologia

Departamento de Ambiente da CMF monitoriza e limpa os ribeiros/ribeiras

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Abril 2022
17:50

Tendo em conta que há previsão de chuva intensa para este fim-de-semana, os serviços de limpeza urbana da Câmara Municipal do Funchal têm estado, nos últimos dias, a monitorizar os ribeiros/ribeiras e a limpá-los se necessário.

A limpeza dos ribeiros/ribeiras consiste, essencialmente, na desobstrução das linhas de água, bem como incluem a remoção das plantas invasoras e dos resíduos existentes.

A limpeza das linhas de água é uma ação fundamental para a sustentabilidade de uma bacia hidrográfica e viabiliza a conservação do bom estado químico e ecológico das águas, garante o fluxo dos caudais líquidos e sólidos (areias, lamas e sedimentos) em situações hidrológicas normais ou extremas e minimiza o risco para as pessoas e bens em situações hidrológicas extremas.

Para além das linhas de água, também tem sido feita a limpeza das sarjetas que são, sem dúvida, uma das grandes preocupações nestes dias, uma vez que as folhagens e pequenos resíduos são encaminhados para o seu interior e rapidamente as deixam colmatadas, pelo que há que estar constantemente a limpá-las de modo a evitar inundações com a mínima precipitação.

A par destes trabalhos extra, que o Departamento de Ambiente da CMF tem estado a efectuar, registe-se que todos os restantes trabalhos de limpeza habituais têm sido realizados.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas