A Fundação ‘la Caixa’ e parceiros promoveram esta manhã, um encontro dedicado à criação de oportunidades de emprego, movimentando cerca de 60 entidades.
Esta iniciativa tem como mote ‘Incorpora 2026: Construir Caminhos de Inserção’. Na ocasião, Paula Margarido, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, em declarações aos jornalistas afirmou que foram convocadas “todas as entidades sem fins lucrativos, para que efetivamente participassem nesta sessão, de forma, a perceber a dinâmica do programa”.
”Atendendo ao sucesso que se regista no continente, temos grande expectativa para que também aqui na nossa região possa ser uma evidência”, afirmou a governante.
“O financiamento é enriquecedor para as instituições que querem concretizar esse programa. São 33 mil euros por ano, precisamente, para trabalhar e ter um grupo de trabalho de pessoas formadas para trabalharem com as pessoas em situação de vulnerabilidade, que depois serão contratualizadas”, explicou.
Bruno Coutinho, orador desta sessão, explica que o ‘Incorpora’ é um programa social próprio da Fundação La Caixa, que já existe em Espanha deste 2008 e chegou a Portugal em 2018, sendo que agora será alargado para a Região Autónoma da Madeira.
“O programa ‘Incorpora’, é um programa que visa a inclusão socioprofissional de pessoas que estão numa situação de vulnerabilidade social. Ou seja, todas as pessoas que pela sua condição ou situação têm uma dificuldade acrescida em aceder ao mercado de trabalho”, explicou o responsável pelo programa.
Em 2025 a Fundação La Caixa conseguiu integrar no mercado de trabalho 1.852 pessoas, e de 2018 a 2025 integraram mais de 12 mil pessoas. “O nosso trabalho não termina no dia em que as pessoas assinam contrato, nós garantimos o acompanhamento à pessoa e à empresa até um ano de contratação”, referiu.
Segundo Bruno Coutinho este programa abrange toda a população sendo apenas necessário ser maior de idade.