MADEIRA Meteorologia

Crescimento de ciberataques cresce 30% ao ano em Portugal

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
06 Dezembro 2023
10:27

No primeiro painel da Mostra de Tecnologias, que decorre esta manhã no Savoy Palace, o coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança revelou que, apesar de Portugal estar bem cotado a este nível - está em 14.° lugar num ranking com mais de 180 países, no campo internacional, é notado um aumento de 30% ao ano de ciberataques em Portugal, com exceção de 2022 que foi uma percentagem menor.

Lino Santos salientou que as empresas e serviços estão a apostar mais na área, mas há ainda muita iliteracia nestas matérias.

Apontou ainda, como negativo, dificuldades de contratação de profissionais na área pelas pequenas e medias empresas, segmento que investe menos de três mil euros por ano na ciberseguranca.

Já como aspeto positivo, o especialista nota que quando há ataques na banca, a unidade afetada partilha informação com as restantes.

Os crimes contra pessoas, em termos de cibercrimes, são os de maior número, referiu ainda Lino Santos, reconhecendo que uma das prioridades do centro que coordena passará pela formação e prevenção.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas