O V Anuário da Educação foi apresentado esta tarde na Redação do JM, com a presença da secretária regional da Educação, Ciência e Tecnologia.
Elsa Fernandes destacou o facto desta edição incidir sobre a inovação pedagógica, algo que já faz parte da realidade educativa da Madeira, mas carece de divulgação.
Segundo a governante, mas escolas da Região fazem-se “aulas muito boas” com inovação pedagógica, mas “pouco se sabe sobre esse trabalho”.
“Os professores fazem bem, mas não vão para fora divulgar o que estiveram a fazer. Fazem porque acham que aquilo é o melhor para os seus alunos, mas não estão preocupados em dizer ao mundo que o fazem”, disse.
Para além da divulgação, espera que o anuário sirva também para incentivar outros professores a adotarem a inovação pedagógica nas respetivas aulas.
Miguel Silva, diretor do JM, disse que este anuário dá mais visibilidade às pessoas, e não tanto aos números, e, como foi dito, centra-se na inovação pedagógica.
A sessão de lançamento começou com um momento musical, protagonizado por dois alunos do Polo de Machico do Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Susana e Afonso Neto Vieira.
Esta publicação, que será distribuída nas escolas, resulta de uma parceria entre o JM e a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia. Leia mais na edição impressa de amanhã, quarta-feira.