A costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo vão estar hoje e sábado sob aviso vermelho devido à agitação marítima forte, segundo o IPMA, que emitiu também outros avisos para o resto do arquipélago e continente.
O arquipélago da Madeira e Portugal continental estão a ser afetados pela depressão Emília com vento forte, queda de neve e chuva, que pode ser pontualmente forte.
A agitação marítima, segundo explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado, não está diretamente relacionada com a depressão Emilia, tendo sido gerada por outras depressões muito cavadas presentes no Atlântico Norte.
A costa norte da ilha da Madeira e o Porto já está a laranja, e passará, entre as 21:00 de hoje e as 18:00 de sábado, a aviso vermelho, o mais grave, por causa da ondulação, prevendo-se vagas com 7 a 7,5 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.
O arquipélago da Madeira está também sob aviso laranja devido à previsão de vento forte a muito forte de norte nos extremos leste e oeste, com rajadas até 110 quilómetros por hora (km/h) entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de sábado.
Para as regiões montanhosas da ilha da Madeira, o IPMA emitiu um aviso amarelo de queda de neve acima dos 1.500 metros de altitude entre as 09:00 de hoje e as 09:00 de sábado.
Para Portugal continental, o IPMA emitiu aviso laranja para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de sábado, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 05 a 06 metros, podendo atingir altura máxima de 11 metros.
Estes distritos passam depois a aviso amarelo devido ao estado do mar entre as 09:00 e as 18:00 de sábado.
Foi também emitido aviso laranja para Castelo Branco e Guarda por causa da queda de neve acima dos 1.400/1.600 metros até às 00:00 de sábado.
O IPMA colocou ainda a amarelo os distritos de Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco e Coimbra até às 15:00 de hoje e Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre até às 18:00 de hoje devido à previsão de chuva, que poderá ser pontualmente forte.
O aviso vermelho é o mais grave e é emitido sempre que existem situações extremas, já o laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.