Tal como já havia sido anunciado, ontem, em conferência de imprensa, apesar das previsões de condições meteorológicas adversas, o espetáculo pirotécnico que assinala a passagem de ano, manter-se-á à meia-noite.
A informação acaba de ser confirmada, em comunicado, pelo Governo Regional, “após uma avaliação contínua e rigorosa da evolução das previsões meteorológicas disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)”, lê-se.
“As previsões apontam para a manutenção do aviso laranja, com ligeiras melhorias que, contudo, não alteram, para já, o nível dos avisos em vigor. Neste enquadramento, e considerando que a ocorrência do aviso laranja está prevista apenas a partir das 03h00, o Governo Regional entende que não se justifica a alteração do espetáculo pirotécnico”, adita o executivo.
Contudo, foram feitos ajustes à animação prevista.
De acordo com a mesma nota, as celebrações na Praça do Povo serão antecipadas, com a atuação do DJ agendada para as 22h30, sendo cancelado o espetáculo “’ina Turner Show’. O Mercado de Natal, localizado na Placa Central da Avenida Arriaga, encerrará às 01h00, tal como toda a animação da Praça do Povo.
Face às condições meteorológicas previstas para a madrugada, o Governo Regional recomenda que,” após o lançamento do fogo-de-artifício, as pessoas regressem às suas casas, unidades hoteleiras ou outros locais seguros, evitando a permanência em zonas expostas e deslocações desnecessárias durante a noite”.
Paralelamente, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) informa que, “devido ao aviso meteorológico emitido para a Região Autónoma da Madeira, todos os percursos pedestres classificados estarão encerrados no dia 1 de janeiro de 2026 até às 12h00, recomendando-se o cumprimento rigoroso das orientações das autoridades de Proteção Civil e a adoção de comportamentos responsáveis”.
O Executivo Regional informa, de igual modo, que continuará a acompanhar de forma permanente a evolução das condições meteorológicas, em estreita articulação com a Proteção Civil, forças de segurança e demais entidades envolvidas, comprometendo-se a atualizar a informação sempre que tal se revele necessário, com o objetivo de garantir “uma Passagem de Ano segura, responsável e compatível com as circunstâncias existentes na Região Autónoma da Madeira”.