A necessidade de mais meios aéreos na Madeira foi reconhecida pelos eurodeputados da Comissão de Petições do Parlamento Europeu, que termina hoje uma visita de três dias na Madeira.
O presidente da comissão, Bodgan Znonca, salientou que os orçamentos europeus estão a dar mais atenção às preocupações de defesa e proteção civil dos países membros e das suas regiões e garantiu que esta premência estará reforçada no relatório da visita a ser submetido ao conselho europeu, ate ao final do ano.
Na sua lógica, faz sentido a Madeira ter um reforço nesta área, bem como todo o país português, fustigado por incêndios. A possibilidade de alocar um meio aéreo de fundos europeus na Madeira foi um tema em análise hoje, num encontro no serviço regional de Proteção Civil.
A delegação da Comissão de Petições do Parlamento Europeu que se encontra em visita à Região, na sequência de duas petições que deram entrada no parlamento europeu- uma sobre os incêndios e outra sobre a problemática da Habitação - entende que a Madeira sofre do mesmo problema de todos os Estados membros em termos de carência habitacional. O chefe da missão salientou que os preços na região aumentaram muito nos últimos anos e que a política de aluguer não está devidamente desenvolvida.
A deslocação, integrada no programa oficial dos parlamentares à Região, contou com uma comitiva de dez eurodeputados, de quatro famílias políticas, entre os quais o madeirense Sérgio Gonçalves, eleito pelo PS.
O socialista enalteceu a importância da vinda da comissão à Madeira, alertando para os riscos da centralização de apoios nos estados-membros, o que poderá prejudicar as transferências para a Região Autónoma e a política de coesão territorial.