MADEIRA Meteorologia

CMF entregou prémios ‘Reutilizar no Natal’

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Janeiro 2022
14:59

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) entregou, hoje, os prémios do concurso ‘Reutilizar no Natal’, que tem como objetivo sensibilizar os munícipes para a importância da reutilização dos resíduos urbanos e, ao mesmo tempo, apelar à criatividade na época natalícia.

Dos 25 trabalhos apresentados a concurso (19 na categoria coletiva e seis na individual), foi Sílvia Nunes que arrecadou o primeiro lugar, tendo sido premiada com uma estadia de duas noites no Hotel Praia Dourada, no Porto Santo. Já na categoria coletiva, o vencedor foi o Liceu Jaime Moniz, que arrecadou um cheque-prenda de 150 euros.

Na ocasião, Pedro Calado, presidente da autarquia funchalense, realçou a importância de a edilidade promover iniciativas como esta, de forma a sensibilizar a população para a necessidade de reutilizar os resíduos.

"Pelo facto de estarmos a produzir mais resíduos, se não tivermos algum cuidado na forma como os tratamos, estamos a contribuir para um planeta que pode ter mais resíduos, mais lixo e para um sistema menos sustentável", recordou o autarca, considerando, por isso, fundamental sensibilizar os mais jovens.

"Os jovens e as crianças são aqueles que vão assegurar o futuro e a sustentabilidade do nosso planeta", apontou, fazendo votos de que as práticas promovidas por este concurso se tornem um hábito.

No entanto, no entender do autarca, o facto de um dos premiados ter sido um estabelecimento de ensino mostra, de facto, como a população estudantil está sensibilizada e ciente da importância destas matérias, nesta época em que assistimos às alterações climáticas, com implicações para a sociedade.

Já atentando à realidade regional, Pedro Calado alertou que, em 2020, cerca de 40% dos resíduos produzidos na Região foram resíduos indiferenciados compostáveis.

"Tendo em conta o ano de 2020, chegamos a um total de 60 mil toneladas de resíduos que foram recolhidos na RAM. Destes números, quase 16%, quase 9.800 toneladas são resíduos recicláveis, daí a importância de se promover este tipo de ações", denotou, alertando, contudo, para o facto de que a quantidade de resíduos que tem vindo a ser produzida ao longo do tempo tem aumentado.

Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas