MADEIRA Meteorologia

Chega acusa República de “destruir as pescas”

Data de publicação
17 Fevereiro 2025
14:10

O deputado Francisco Gomes, eleito pelo CHEGA para a Assembleia da República, acusou o governo da República de tratar os pescadores portugueses “aos pontapés”. As críticas foram feitas numa audição a Dina Ferreira, gestora do programa ‘Mar 2030’, que decorreu na Comissão de Acompanhamento à Execução do PRR, onde o parlamentar madeirense tem assento efetivo.

Na sua intervenção, Francisco Gomes afirmou que, a seu ver, o programa revela desprezo total pelos homens e mulheres que dependem do mar e acusou o governo de Luís Montenegro de estar “a rebentar com o setor das pescas e a empurrar famílias para o desemprego”. Criticou, também, as prioridades do ‘Mar 2030’, que, segundo o deputado, acredita que os pescadores são “invisíveis”.

O parlamentar destacou a exclusão das comunidades piscatórias dos apoios previstos e denunciou que o programa prevê como prioridade a cessação definitiva das atividades de pesca. “Isto não é só revoltante, mas também uma vergonha!”, afirmou, sublinhando que não há futuro para o mar sem pescadores.

“Rebentar com as pescas e jogar para o lixo as pessoas que vivem do mar – é isto que o vosso governo faz! É uma afronta a quem veste a farda da coragem, passa semanas em barcos sem condições e leva Portugal ao mar há centenas de anos.”

Francisco Gomes também denunciou as reduções no orçamento das pescas nos últimos anos, acusando o governo de “riscar quase metade” do financiamento destinado ao setor. O deputado apontou que o orçamento caiu de 137 milhões de euros, em 2023, para 73 milhões, em 2025, num corte que classificou como “criminoso”, “desumano” e “o maior de sempre”.

“Enquanto usam fundos do programa para promover a secretária das Pescas em programas de televisão, os pescadores vendem os barcos para sobreviver. Isto não é gestão. Isto é a matança lenta de uma das profissões mais nobres deste país!”

Na parte final da intervenção, Francisco Gomes desafiou Dina Ferreira a responder se a secretária de Estado das Pescas tem condições para continuar no cargo, pedindo a sua demissão. O deputado também concluiu com um apelo em defesa das comunidades piscatórias, afirmando que o CHEGA não se calará perante a destruição do setor.

“Se querem acabar com os pescadores, assumam de vez! Seria mais digno do que o que estão a fazer, que é matar estas pessoas aos poucos. Mas, enquanto nós aqui estivermos, não nos rendemos e não nos calamos!”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas