MADEIRA Meteorologia

CDU exige valorização dos trabalhadores da Câmara do Funchal e denuncia falta de condições na autarquia

Data de publicação
03 Outubro 2025
16:59

A CDU voltou a colocar os trabalhadores da Câmara Municipal do Funchal (CMF) no centro da sua ação política. Esta sexta-feira, o candidato da coligação à presidência da autarquia, Ricardo Lume, liderou uma iniciativa junto à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos dos Viveiros, onde reiterou a urgência de “valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos funcionários da CMF”.

Segundo o dirigente comunista, os trabalhadores municipais desempenham funções essenciais “muitas vezes invisíveis, mas absolutamente indispensáveis para o funcionamento da cidade”. Entre eles, destacou os profissionais da salubridade, oficinas, obras públicas, proteção civil municipal, serviços administrativos, fiscais, técnicos ambientais, assistentes operacionais e bombeiros.

Ricardo Lume criticou a forma como, ao longo dos anos, a autarquia tem tratado os seus funcionários:

“Há trabalhadores com 20 e 30 anos de serviço que continuam a ganhar apenas o salário mínimo, existem profissionais a desempenhar funções muito acima da sua categoria, sem a devida valorização. Persistem carências gritantes de condições materiais e uma enorme falta de recursos humanos para dar resposta às necessidades do concelho.”

O candidato lembrou algumas conquistas recentes resultantes, segundo afirmou, da luta dos trabalhadores com o apoio da CDU. Entre elas, apontou “o subsídio de insalubridade, a reabilitação dos balneários e a cantina das oficinas da Fundoa”. No entanto, garantiu que “ainda há muito por conquistar” e que os trabalhadores precisam de uma “voz firme” na vereação da CMF.

“A valorização dos trabalhadores não pode resumir-se a medalhas no Dia da Cidade ou a menções honrosas ocasionais. É preciso salários justos, carreiras valorizadas, condições dignas de trabalho e mais meios humanos e materiais. Sem trabalhadores que se sintam valorizados e respeitados, a cidade não funciona. E sem CDU na Câmara, os trabalhadores ficam sem voz”, reforçou.

A CDU assegura que continuará ao lado dos trabalhadores da Região, “nas ruas, nas empresas e nos locais de trabalho”. No quadro da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, Ricardo Lume apelou ao voto na coligação, considerando que “votar CDU é dar força a quem trabalha e a quem defende diariamente os direitos laborais e a justiça”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas