MADEIRA Meteorologia

CDS propõe salário mínimo de mil euros em 2026

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
24 Fevereiro 2025
11:55

No âmbito da apresentação de ‘Um problema – Uma solução’, o CDS dedica a medida do dia de hoje ao salário mínimo nacional, defendendo que se fixe nos mil euros em 2026.

Em nota de imprensa, o partido lembra que conseguiu negociar, com o Governo Regional, um aumento do salário mínimo para 915 euros, este ano. Foi uma subida de 65 euros, o maior aumento de sempre, cerca de 7 por cento.

“Neste ano, será o salário mínimo mais alto de Portugal. É um avanço, mas está longe de ser um salário adequado para fazer face ao custo de vida na Madeira e às taxas de inflação que temos vindo a registar. É verdade que muitos afirmam que o salário mínimo está quase encostado aos ordenados médios, mas para o CDS o que está errado não é o aumento do salário mínimo, o que está incorreto é não subirem mais os vencimentos médios”.

O CDS defende a negociação de um Acordo de Produtividade e Valorização dos Salários, de médio prazo, que estabeleça as subidas do salário mínimo, dos ordenados médios e que fixe um Salário de Referência para os jovens licenciados quando entram no mercado de trabalho e para os que já laboram. Trata-se de premiar quem investiu mais na sua educação e formação.

O aumento proposto representa mais 85 euros para quem aufere os salários mais baixos.

A Madeira tem 17 mil pessoas que trabalham e o que recebem de ordenado não dá para pagar as suas despesas mensais, sublinha o CDS, reafirmando que “o crescimento económico que a Região tem registado e a riqueza criada tem de refletir-se na vida das pessoas, seja por via de uma redução dos impostos, seja através de um aumento mais ambicioso dos salários”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas