A Casa de Saúde São João de Deus - Funchal realiza na próxima segunda-feira, dia 07 de agosto, às 15 horas, um simulacro nas suas instalações, cujo cenário recria um incêndio numa enfermaria de doentes de uma unidade de internamento do complexo hospitalar.
De acordo com um comunicado da instituição enviado à redação, este evento vai envolver as equipas internas da Casa de Saúde - responsável de Segurança, delegados de segurança, equipas de intervenção, coordenadores locais de emergência, equipa de primeiros socorros, equipa de primeira intervenção.
Vai também envolver várias entidades externas como o Serviço Regional de Proteção Civil, Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, Bombeiros Voluntários Madeirenses, Policia de Segurança Publica, observadores internos e externos.
"O objetivo principal é avaliar o Plano de Emergência Interno da Casa de Saúde, testar a eficácia do seu desempenho a resposta a um cenário de emergência, concordante com o cumprimento da implementação institucional das medidas de autoproteção e segurança, de acordo com a gestão da Qualidade Assistencial implementada e certificada e Plano de Formação efetuado", refere a Casa de Saúde na mesma nota.
No final do evento realizar-se-á um debriefing com todas as entidades participantes, que acompanharão o desenrolar do simulacro, onde se analisará aspetos que são importantes e imprescindíveis à segurança das pessoas internadas, colaboradores e demais envolvente hospitalar.
Bruna Nóbrega