Pelo PSD, coube a Nuno Maciel rebater as argumentações da oposição acerca do projeto de resolução, da autoria do PS, intitulado ‘recomenda o aumento, para o ano de 2023, do preço a pagar pela GESBA por cada quilo de banana entregue pelos produtores’.
O deputado social democrata disse que no diploma é proposto "um aumento de 25 cêntimos por quilo de banana", fazendo as contas a partir das "23 mil toneladas processadas pela GESBA em 2022, o melhor ano de sempre no setor deste que existe a empresa pública", o que significaria "um aumento de 5,7 milhões de euros".
Ora, "onde vai a empresa pública buscar esse valor sem por em causa a sua viabilidade?". E questionou ainda "como é que vai colocar o produto no mercado com esse valor?".
No entanto, não estranha o discurso dos socialistas, "porque esta é a sua forma de atuar, e basta ver como Sócrates deixou o País, e como Costa está a por o País".
Nuno Maciel lembrou que "em 2022 foram pagos aos produtores 21,2 milhões de euros", aludindo a 3.200 famílias que dependem deste setor, dos quais 2.900 agricultores, acusando os deputados do PS de "quererem apenas satisfazer os seus interesses pessoais, saciar a fome de poder e garantir um lugar em setembro".
David Spranger