O Programa Municipal de Limpeza Urbana para 2023 contempla, também, a contratação de operacionais.
"Chegar a mais zonas, com mais frequência e com mais qualidade", revelou Pedro Calado, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, que ainda manifestou satisfação pelo facto de terem sido concretizados os objetivos propostos, que em muitos casos, frisou, "superou os 100% na taxa de execução".
Num documento com 42 páginas, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) apresentou hoje o Programa Municipal de Limpeza Urbana (2023), que a vereação funchalense considera ser uma das áreas prioritárias e fundamentais. É o modo de garantir o concelho limpo diariamente.
Nádia Coelho, a vereadora do Ambiente, anunciou que autarquia do Funchal vai investir ao longo do ano mais de 1 milhão de euros na aquisição de 6 novas viaturas e na contratação de 25 operacionais. Estes novos trabalhadores têm o objetivo de reforçar as tarefas de limpeza e lavagem de espaços públicos. Serão adquiridas 2 autotanques, 1 mini autotanque, 2 auto varredoras pesadas e 1 viatura lavadora de passeios, anunciou a responsável autarca.
Ainda no decorrer deste ano, a CMF inicia os trâmites para a aquisição de outras 3 viaturas de caixa-aberta, uma delas com braço, e uma nini-viatura de lavagem de alta-pressão, num investimento de mais de 320 mil euros. Só para este ano, em termos de reforço de meios para a remoção do lixo e limpeza urbana, o investimento totaliza os 2,6 milhões de euros.
Nádia Coelho destacou, em termos de novidades, a apresentação de uma candidatura "ao Prémio ‘Cidade+’, recentemente criado pela Associação Nacional de Limpeza Urbana-Parceria para Cidades +Inteligentes e Sustentáveis".
Nádia Coelho revelou apresentou os resultados de 2022 do serviço camarário de limpeza urbana, nomeadamente o reforço da frota automóvel, num investimento de 474 mil euros. Foram ainda realizados investimentos na monda de mais de 2.200 Km de bermas, 23 campanhas de limpeza em 12 bairros sociais e limpeza de 48 linhas de água.
Foram satisfeitos 88% dos 1.559 pedidos e reclamações, realizadas a desmatação de 20 terrenos camarários e feitas mais de 11.400 aplicações para o controlo de pragas urbanas. A finalizar, destaque para as 12 campanhas de sensibilização de limpeza, com mais de 6.300 participantes.
Paulo Graça