A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje, por unanimidade, a carreira pública de médico dentista adstrita ao Serviço Regional da Saúde, iniciativa classificada de "pioneira a nível nacional" pelo secretário regional da Saúde e da Proteção Civil.
"Para nós significa o culminar de um trabalho que tem sido realizado há mais de dois anos com a Ordem dos Médicos Dentistas, significando que o Serviço Regional da Saúde tem trabalhado nos últimos anos para capacitar e valorizar todos os grupos profissionais, inclusive em ano de pandemia", disse Pedro Ramos no parlamento madeirense.
O diploma aprovado na Assembleia estabelece o regime da carreira de médico dentista, bem como os requisitos da sua evolução e avaliação no Serviço Regional de Saúde (SESARAM).
No parlamento madeirense, o governante foi ainda questionado pelo deputado do PCP Ricardo Lume, que quis saber se o Governo Regional tem uma solução "B" no plano regional de vacinação por causa da suspensão da vacina AstraZeneca.
Na resposta, o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil disse esperar que essa questão seja resolvida na quinta-feira pelo Regulador Europeu da Saúde, de modo a que, até outubro, 170 mil madeirenses tenham já recebido a primeira dose das vacinas contra a covid-19
Pedro Ramos explicou ainda que a disparidade entre os dados da Direção-Geral da Saúde e da Direção Regional da Saúde sobre a covid-19 na região se deveu a "uma falha informática".
"Nós sempre notificamos diariamente. Houve uma falha informática (…) Aquilo que a Madeira não esperava é que a notificação da Direção-Geral da Saúde respeitasse a data de notificação e não a data do diagnóstico. É a mesma coisa que você fazer uma investigação científica de 2005 a 2010 e colocar lá os dados de 2004", observou o governante, dirigindo-se ao líder parlamentar do PS, Miguel Iglésias.
O parlamento madeirense aprovou também por unanimidade os projetos de resolução do PSD que recomendam ao Governo da República que concretize, através da NAV Portugal, a aquisição e instalação, no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo, dos equipamentos para melhorar a sua operacionalidade em situações meteorológicas adversas e do PCP, defendendo o reforço da capacidade de resposta da ajuda domiciliária.
Unanimidade receberam também os votos de solidariedade aos 206 trabalhadores da Groundforce na Madeira e Porto Santo apresentados pelo PCP, PSD e PS.
O parlamento madeirense aprovou, por maioria (votos a favor do PSD, CDS, PS e JPP e a abstenção do PCP), o voto de congratulação do CDS pela tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa, para um segundo mandato como Presidente da República.
Lusa