MADEIRA Meteorologia

Arquivista e investigador madeirense escolhido para liderar grupo de perítos

Data de publicação
01 Novembro 2025
16:18

O arquivista e investigador madeirense L. S. Ascensão de Macedo foi escolhido para presidir ao Grupo de Peritos para o Património Arquivístico Partilhado do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), organismo de referência mundial na área dos arquivos, governação da informação e preservação documental.

O anúncio foi feito durante o encontro do ICA, que reuniu mais de 2000 arquivistas de todo o mundo, que teve lugar entre 27 e 30 de outubro de 2025, no The Barcelona International Convention Centre (CCIB), em Barcelona, reunindo representantes de instituições arquivísticas e especialistas de vários países.

L. S. Ascensão de Macedo desempenha atualmente funções na Administração Regional, enquanto Chefe de Divisão de Arquivos e Planeamento da Direção Regional do Orçamento e Tesouro da Secretaria Regional das Finanças. Paralelamente, integra o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa como investigador e é vogal da Delegação da Madeira da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Com esta nomeação, sucede ao islandês Njörður Sigurðsson.

Durante a reunião em Barcelona foi igualmente apresentado um estudo pioneiro sobre arquivos deslocados na América Latina, preparado por María Cristina Betancur Roldán (Universidade de Antioquia, Colômbia), sob orientação científica de Ascensão de Macedo. É o primeiro trabalho dedicado exclusivamente ao tema na região, elaborado em três línguas (espanhol, inglês e português), com o apoio à tradução assegurado pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O relatório identifica casos de reivindicação pela restituição de arquivos na América Latina e evidencia lacunas institucionais, destacando a necessidade de novos mecanismos de cooperação e reconhecimento patrimonial.

“A confiança agora depositada representa não apenas um motivo de reconhecimento pessoal e académico, mas também um estímulo para continuar a promover a reflexão crítica e o diálogo internacional sobre casos complexos em torno do património arquivístico. Pretendo contribuir para soluções colaborativas que reforcem o acesso, a preservação, a difusão de conhecimento e a justiça patrimonial no sector dos arquivos”, afirmou L. S. Ascensão de Macedo.

Criado em 2016, o Grupo de Peritos para o Património Arquivístico Partilhado (ICA-EGSAH) promove iniciativas de investigação, mediação e cooperação entre países e instituições, com enfoque especial em arquivos transferidos dos seus contextos originais ou ameaçados, e na construção de políticas partilhadas de salvaguarda da memória coletiva.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas