Celebra-se hoje, dia 9 de março, o 6º Aniversário da Área Protegida doCaboGirão (APCG).
Este espaço protegido abrange as freguesias de CâmaradeLobos e Quinta Grande, englobando toda a arriba do Cabo Girão, as suas fajãs e uma parte marinha, classificadas respetivamente como Monumento Natural, Paisagem Protegida e Parque Natural Marinho do Cabo Girão.
De modo a assinalar a efeméride, a Associação Insular de Geografia, atravésdo GIRO - Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, lança as Fichas de Inventariação APCG, documentos estratégicos que descrevememforma de síntese, as características e os valores culturais e naturais decadauma das classificações da APCG.
Este é um novo recurso informativo, que ficará disponível gratuitamentenositeoficial www.areaprotegidadocabogirao.pt. O GIRO enquadra-se num paradigma de gestão territorial que visa a compatibilização entre o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental, baseada no conhecimento, valorização, proteção e promoção dos recursos e valores locais.