A espera terminou a 2 de maio. Na 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic 2025/26, o FC Porto bateu o Alverca por 1-0 no Estádio do Dragão e sagrou-se campeão nacional pela 31.ª vez na sua história, com duas jornadas ainda por disputar. Uma conquista de autoridade, liderada por Francesco Farioli na sua primeira época no banco portista, e celebrada por um André Villas-Boas que também festejou o seu primeiro título enquanto presidente dos Dragões. Foi o culminar de uma época em que o Porto nunca vacilou.
Liderança inabalável e a melhor defesa do campeonato
O golo que fechou o título veio de cabeça, por Jan Bednarek, na sequência de um canto de Gabri Veiga. Um detalhe que resume bem a temporada portista: solidez defensiva, eficácia e consistência. Os Dragões assumiram o primeiro lugar na terceira jornada e nunca mais o largaram, construindo uma vantagem importante sobre o Benfica e o Sporting que tornou a corrida ao título praticamente a uma velocidade durante grande parte da época. A coroar tudo isto, a melhor defesa do campeonato, com apenas 18 golos sofridos em toda a temporada.
Europa: eliminação nos quartos, mas com cabeça erguida
Na Liga Europa, o caminho foi menos sereno. O Porto afastou o Stuttgart nos oitavos-de-final e chegou aos quartos com merecimento, onde encontrou o Nottingham Forest. No Dragão, a 9 de abril, William Gomes adiantou os azuis e brancos, mas um autogolo de Martim Fernandes deu o empate aos ingleses. Na segunda mão, no City Ground, Gibbs-White marcou o único golo, e um Porto reduzido a dez homens por expulsão de Bednarek, o mesmo que fecharia o título semanas depois, não conseguiu segurar a eliminatória. Agregado: 2-1 para o Forest. A ausência de Samu Aghehowa, operado ao ligamento cruzado anterior em fevereiro, pesou ao longo de toda a segunda metade da temporada.
O que mais nos surpreendeu
O prémio maior da temporada vai além do campeonato: o FC Porto regressa à Liga dos Campeões em 2026/27, como campeão de Portugal. Afastados do principal palco europeu nas duas últimas épocas, os Dragões reencontram a competição com um plantel temperado e motivado para voltar a competir na elite europeia.
O regresso do Porto à Liga dos Campeões já captou a atenção dos bookmakers europeus, com as primeiras odds a começar a circular nas melhores casas de apostas em Portugal antes do sorteio da fase de grupos — um sinal claro de quanto os Dragões são respeitados no palco continental, numa prova que conhecem bem e onde ergueram o troféu em 2004, sob José Mourinho.