A Escola da APEL foi palco, no passado dia 12 de novembro, “de uma inspiradora palestra sobre os plásticos no oceano, promovida pelo Rotary Club Zarco, que mobilizou 260 alunos em duas sessões, uma matinal e outra vespertina”, refere a organização, em nota de imprensa.
A sessão da tarde contou com a presença do secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, que, “com a sua experiência enquanto docente, destacou a importância da educação ambiental e do envolvimento das novas gerações na proteção dos ecossistemas marinhos. O secretário lançou o desafio à comunidade educativa da APEL para se afirmar também como Escola Azul, reforçando o compromisso já reconhecido enquanto Eco-Escola”.
“O bioquímico e investigador Pedro Ideia foi o orador principal, conduzindo uma exposição científica acessível sobre os micro e nanoplásticos, os seus impactos nos oceanos e na saúde humana. Apresentou tecnologias de análise de ponta e resultados do projeto PLASTICSPIRACY, que procura consciencializar para os riscos e incentivar à ação ambiental responsável.
Os alunos ficaram a conhecer dados recentes de investigações que identificam microplásticos em tecidos humanos e artérias, levantando preocupações quanto a possíveis efeitos cardiovasculares.
O encerramento ficou a cargo de Fernando Lemos, presidente do Rotary Club Zarco, que enalteceu a parceria com a Escola da APEL e deixou uma mensagem de esperança e responsabilidade: “Cabe a cada um de nós preservar a única casa que temos - o planeta Terra”, conclui a nota.