A I Jornada da Epilepsia, subordinada ao tema ‘Avanços, Desafios e Perspetivas que fazem compreender o cérebro e cuidar da pessoa’, realiza-se na próxima segunda-feira, dia 9, a partir das 9h15, na escola da APEL, no Funchal.
Esta iniciativa é promovida pela Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, através do Serviço Técnico de Educação Especial, da Direção de Serviços de Educação Especial, e decorre no âmbito do Dia Internacional da Consciencialização da Epilepsia.
Visa fomentar uma reflexão alargada e multidimensional sobre a epilepsia, analisando as suas implicações clínicas, educativas e sociais, bem como os avanços científicos mais recentes que contribuem para uma compreensão mais rigorosa, humanizada e inclusiva desta condição neurológica.
A Jornada procura ainda aprofundar o conhecimento sobre a epilepsia, divulgar estratégias de intervenção eficazes e contribuir para a redução do estigma, reunindo profissionais da educação e da saúde num espaço de partilha interdisciplinar de saberes, experiências e boas práticas. Com esta ação, a Região Autónoma da Madeira reforça o seu compromisso com a educação inclusiva, a literacia em saúde e a cooperação intersectorial, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com epilepsia e das suas famílias.
O programa integra duas conferências: ‘A epilepsia em foco nos tempos de hoje’, a ser proferida por Mónica Vasconcelos, médica especialista em Pediatria e sub-especialista em Neuropediatria do SESARAM, e ‘Epilepsia - Na senda das novas descobertas, pesquisas e perspetivas’, que será apresentada por Catarina Caldeiras, Neurologista e Epileptologista da Unidade de Epilepsia do Hospital de São João, Porto.