A Associação Ornitológica da Madeira (AOM) voltou a “elevar o nome da Região Autónoma da Madeira no cenário internacional da ornitologia”, marcando presença na prestigiada SOR – Modena International Ornithological Exhibition, considerada por muitos o maior e mais influente palco mundial da modalidade.
“Nesta edição, a AOM foi representada por uma comitiva de quatro elementos madeirenses, que viajaram até Itália para acompanhar o evento, reforçar a presença institucional da associação e estreitar laços com a comunidade ornitológica internacional. Esta deslocação permitiu consolidar contactos estratégicos, fortalecer a cooperação com criadores e dirigentes estrangeiros e promover a Madeira como destino de excelência para eventos ornitológicos futuros”, refere nota de imprensa da associação.
O criador madeirense Renato Carvalho, levou a concurso uma comitiva de 20 aves, uma seleção rigorosa dos seus canários, num dos concursos mais competitivos do mundo. A sua prestação foi exemplar, conquistando títulos que refletem a qualidade técnica que caracteriza a ornitologia regional.
Resultados alcançados por Renato Carvalho em SOR 2025:
•1x Medalha de Ouro – Campeão Internacional
• 4x Medalhas de Prata – Vice-Campeão Internacional
• 1x Medalha de Bronze
“Estes resultados representam não apenas o mérito individual do associado, mas também o caminho de afirmação internacional que a AOM tem vindo a consolidar, sustentado numa estratégia de formação, valorização dos seus associados e presença ativa nos certames de maior relevância mundial”, acrescenta a Direção da AOM, que felicita o associado Renato Carvalho pelo “brilhante desempenho, agradece o seu contributo e espírito de missão, e sublinha a importância desta participação para reforçar o posicionamento da Madeira no circuito ornitológico global.”