A Assembleia Legislativa da Madeira cumpriu esta quinta-feira um minuto de silêncio em memória das vítimas da depressão “Kristin”, que atingiu com particular severidade vários distritos de Portugal Continental, provocando vítimas mortais, feridos, desalojados e avultados prejuízos materiais.
Na ocasião, Rubina Leal leu um Voto de Pesar, no qual o parlamento regional manifestou “o seu mais profundo pesar pelas vítimas e pelas graves consequências decorrentes da passagem da Depressão ‘Kristin’”, sublinhando que este episódio provocou “milhares de ocorrências, sobretudo relacionadas com quedas de árvores e estruturas, inundações e constrangimentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como impactos em serviços essenciais”.
No voto, a presidente destacou ainda a dimensão da tragédia, referindo que a depressão “perturbou significativamente a vida quotidiana de inúmeras populações”.
Rubina Leal transmitiu também, em nome do Parlamento Madeirense, “sentidas condolências às famílias das vítimas” e expressou solidariedade para com “os feridos, os desalojados e todos quantos foram afetados”, assim como com as autarquias que têm estado no terreno a responder às necessidades imediatas das populações.
O voto enalteceu ainda o trabalho dos agentes de proteção civil, forças de segurança, bombeiros, equipas médicas e serviços municipais, reconhecendo “o esforço incansável”.