MADEIRA Meteorologia

Jorge Carvalho anuncia reforço dos apoios sociais e investimentos nas estradas

Data de publicação
29 Janeiro 2026
12:37

A Câmara Municipal do Funchal aprovou hoje, em reunião do câmara, um conjunto de reforços aos apoios sociais, num montante global de cerca de 1,5 milhões de euros, destinados a apoiar famílias, idosos e munícipes em situação de maior vulnerabilidade. As declarações foram feitas por Jorge Carvalho, presidente da Câmara Municipal do Funchal.

“Daquilo que destacamos essencialmente são os complementos que foram aprovados, cerca de um milhão e meio de euros, para vários apoios às famílias”, afirmou o autarca, apontando “como prioridades o apoio à natalidade, o apoio ao arrendamento, a comparticipação em medicamentos e o programa Táxi +75”.

Segundo Jorge Carvalho, estas medidas representam “um contributo muito significativo para os nossos idosos, quer ao nível da medicação, quer da mobilidade”, para o apoio de medicação o autarca afirma que está previsto “um montante de cerca de 600 mil euros”.

“É um complemento em função das condições das famílias e dos respetivos utentes, com uma percentagem de apoio mensal na medicação”, explicou. “Estamos a utilizar o mesmo regulamento, mantendo todos aqueles que já estavam a ser apoiados e que renovaram essas mesmas condições”, disse, admitindo que “o município está a ponderar alterar os critérios para chegar a mais pessoas”.

No que toca às infraestruturas, Jorge Carvalho confirmou que o orçamento municipal prevê mais de cinco milhões de euros para intervenções na rede rodoviária do concelho.

“Está praticamente a ser definida essa intervenção e estão salvaguardados no orçamento mais de cinco milhões de euros para a recuperação e várias intervenções nas estradas do município”, afirmou.

“O início das obras dependerá do tipo de intervenção. Há intervenções de curto prazo que podem ocorrer com a circulação em simultâneo e outras que necessitam de interrupções, que aproveitamos particularmente nas pausas escolares”, acrescentou.

Jorge Carvalho, esclareceu ainda, relativamente a criticas provenientes do JPP que “os vereadores do JPP, que são vereadores sem pelouro, representam uma componente da população do Funchal”, reconheceu, afirmando que “se estamos a falar de eventos públicos, não necessitam de qualquer convite especial para participar”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas