MADEIRA Meteorologia

Agraciados partilham sentimento de gratidão pelas insígnias honoríficas (com fotos)

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
10 Junho 2025
14:18

No âmbito da cerimónia comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorreu no Palácio de São Lourenço, foram agraciados três individualidades e dois estabelecimentos de ensino da Região, por parte do Presidente da República.

Raimundo Quintal, Paulo Rocha da Silva e Maria Góis Ferreira, receberam o Grau de Comendador da Ordem de Mérito. A Escola Secundária Francisco Franco e o Externato Apresentação de Maria o Grau de Membro Honorário da Ordem da instrução Pública.

Saiba o que sentiram os agraciados:

Raimundo Quintal

O licenciado e doutorado em Geografia Física, antigo professor, ex-vereador do Ambiente e presidente da Associação Amigos do Parque Ecológico do Funchal não escondeu a sua emoção: “Para mim, uma condecoração por mérito significa que é o reconhecimento da parte do Presidente da República do trabalho que tem realizado ao longo de muitos anos. Se foi por mérito, isso significa que ainda me devo esforçar muito mais nos anos de vida”. O comendador terminou ainda afirmando que “quero aproveitar o momento para partilhar com os meus dois filhos e a minha neta este reconhecimento, e que eles continuem o meu trabalho”.

  • Agraciados partilham sentimento de gratidão pelas insígnias honoríficas (com fotos)

Paulo Rocha da Silva

O engenheiro agrário e ex-diretor regional das Florestas mostrava-se emocionado e reconhecido pelo Grau que lhe foi atribuído pelo Presidente da República. “Há vários sentimentos que se cruzam num momento como este, mas eu não posso deixar de recordar o passado desde o início em que entrei em funções, mesmo como estagiário e todas as pessoas que já não estão cá entre nós, mas que me acompanharam ao longo desse tempo e a ajuda que me deram”, afirmou aos jornalistas. Palavras em que também reconheceu o trabalho dos serviços que dirigiu, bem como à sua família.

  • Agraciados partilham sentimento de gratidão pelas insígnias honoríficas (com fotos)

Maria Gois Ferreira

Com um extenso currículo na área social, a agraciada estava “sem palavras” perante o reconhecimento que recebeu da Presidência da República, através do Representante na Madeira. “Estou sem palavras. Tem sido um dia difícil explicar, porque não é esperado uma pessoa chegar aqui e ter este reconhecimento. Portanto estou muito, muito, muito sem palavras”, afirmou com emoção.

  • Agraciados partilham sentimento de gratidão pelas insígnias honoríficas (com fotos)

Escola Francisco Franco

O presidente do conselho executivo da Escola Secundária Francisco Franco, António Pires, recebeu a distinção entregue ao estabelecimento de ensino. “Eu acho que é um reconhecimento público do trabalho que a escola tem vindo a fazer ao longo de muitos anos”.

“Este reconhecimento é fruto do esforço coletivo, do trabalho feito por uma imensidão de gente que está na escola, e os professores, os alunos, os funcionários da educação, que todos os dias se superam para dar o seu melhor”.

  • Agraciados partilham sentimento de gratidão pelas insígnias honoríficas (com fotos)

Externato Apresentação de Maria

A irmã Conceição Malho, responsável pelo Externato, afirmou que “foi com muita alegria que recebemos este reconhecimento por todo o trabalho feito por todas as irmãs da Apresentação de Maria e, de uma forma especial, do Externato. Todas as gerações que passaram pela nossa instituição foram capazes de inovar, estar atentos às necessidades da sociedade da época e o adequar sempre na fidelidade ao cariz da educação cristã das crianças e jovens”.

  • Agraciados partilham sentimento de gratidão pelas insígnias honoríficas (com fotos)
OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se pode esperar da prestação de Vítor Matos no comando técnico do Marítimo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas