MADEIRA Meteorologia

Adesão à greve dos enfermeiros ronda os 80%

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
24 Outubro 2025
12:48

Juan Carvalho, presidente do Sindicato dos Enfermeiros da Madeira, contactado pelo JM, acaba de dar conta de que a adesão à greve, na Região, está, no período da manhã, entre os 78 e os 80%.

“Isto quer dizer que em muitos centros de saúde não temos hoje enfermeiros ao serviço e nos restantes estão a trabalhar de forma reduzida ou com muitos constrangimentos”, evidenciou o sindicalista.

Quanto ao Hospital dos Marmeleiros, no Monte, Juan Carvalho revela que a adesão ronda os 92%, pelo que “na consulta externa não há nenhum enfermeiro ao serviço, nos internamentos só estão assegurados os mínimos”.

Já no Hospital Dr. Nélio Mendonça, o dirigente sindical aponta que a consulta externa está “a meio gás”, as urgências estão a trabalhar com serviços mínimos e as cirurgias programas, no que concerne a bloco operatório, foram adiadas. “Só temos duas equipas a funcionar, a da urgência geral e da oncológica”, disse.

Para Juan Carvalho, estes números “vêm evidenciar que os enfermeiros entenderam a mensagem, perceberam o que está em causa e estão a dar um forte sinal de que querem ver os seus problemas resolvidos”.

Refira-se que no período da tarde a percentagem de adesão pode, ainda, aumentar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas