O Governo Regional lançou, ao início da tarde desta segunda-feira, uma nova campanha de sensibilização para a prevenção de incêndios florestais, com início a 2 de junho e duração até final de setembro. Aliás, o JM faz referência a este plano na sua edição impressa desta segunda-feira.
A época de verão é muito propícia ao risco de incêndios, pelo que o GR vai lançar uma campanha de sensibilização nos vários órgãos de comunicação social.
A iniciativa foi apresentada por Eduardo Jesus, Secretário Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, no magnífico espaço do Museu Frederico Feitas, no Funchal, com o objetivo de “proteger vidas humanas, salvaguardar o património ambiental e garantir a sustentabilidade do modelo económico regional, fortemente dependente das condições ambientais e florestais”, começou por dizer.
“A floresta segura depende de todos nós”, adiantou o governante com o lema da campanha, que inclui sete spots de rádio, três vídeos e ações de comunicação focadas na prevenção, comportamentos seguros na floresta, limpeza de terrenos e reflorestação.
Eduardo Jesus revelou as principais recomendações “passam por evitar o uso de fogo em áreas florestais, não fumar nesses locais ou, caso o façam, garantir a extinção total das beatas, evitar o uso de máquinas que possam gerar faíscas, não deixar lixo na floresta, cumprir a sinalização existente e acampar apenas em zonas autorizadas. O Governo reforça que, em caso de incêndio, deve ser contactado de imediato o 112, evitando tentativas individuais de apagar o fogo”.