Está concluída a 13.ª edição do rs4e, um programa promovido pela Startup Madeira em parceira com o ISCTE, que incentiva ao empreendedorismo, no caso destinado a alunos universitários, de oito estabelecimentos, maioritariamente oriundos da Universidade da Madeira.
Inscreveram-se 101 alunos, foram selecionados 70 que, divididos em 14 equipas, deram corpo a outras tantas ideias, ontem submetidas a votação final do júri, após três dias concentrados no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz, com uma estimativa de 40 horas de trabalho, durante a qual conceberam uma ideia de negócio, desenvolveram-na, suportaram-na financeiramente e apresentaram-na de forma a ser submetida a concurso.
Liliana Castro, Marta Fernandes, Martim Fernandes, Matilde Fonseca e Micaela Abreu formaram o quinteto vencedor, apresentando uma aplicação denominada B.U.S., uma boa solução para a questão da duplicidade de passes, demora no carregamento dos mesmos e complexidade em um outro conjunto de questões. Juntam tudo numa aplicação de telemóvel agilizando um processo e propondo um lucro apreciável à custa da retenção de apenas um euro por carregamento. Como prémio, além do reconhecimento entre os seus, receberam a possibilidade de uma viagem de intercâmbio, com destino ainda por apurar.
O 2.º posto, brindado com 500 euros pelo Santander, foi para o ‘Skill Set’, um aplicativo que fornece formação em tempo real na área da hotelaria, numa tentativa de minimizar a falta de mão-de-obra.
Já o 3.º lugar, com um cheque de 200 euros, ofertados pela SD, foi para ‘Inner Balance’, uma aplicação que propôs uma inesgotável proposta de programas de atividade para combater o sedentarismo.
David Spranger