MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Consultora, speaker e trainer

29/06/2023 08:00

O poder dos detratores e promotores de qualquer negócio sempre foi alvo de estudo e preocupação.

Já é francamente conhecido o indicador que posiciona os Clientes numa escala de maior ou menor probabilidade de recomendação, o NPS (Net Promotore Score). Através deste indicador, de acordo com o autor, Fred Reichheld, com apenas uma pergunta a empresa pode determinar o seu índice de crescimento. (Numa escala de 0 a 10 qual a probabilidade de recomendar esta empresa a um amigo?).

Tudo se passou num evento da área automóvel. Estava um orador a falar do poder das marcas e, numa infografia, apresenta as marcas mais poderosas. Entre elas podia verse claramente a Amazon como sendo uma das marcas mais fortes. Até aqui tudo estava normal mas de repente, a plateia de cerca de 60 pessoas, foi surpreendida com a intervenção de um dos participantes!

- A Amazon é uma marca boa? Mas acha mesmo que alguém gosta da Amazon? Eu não conheço ninguém que diga bem da Amazon! - disse um participante de forma irritada e, visivelmente, à procura de mais adeptos na plateia.

Fez-se silêncio! O orador, surpreendido tanto quanto os restantes com a intervenção perguntou um pouco mais sobre esta indignação.

- Eu não conheço ninguém que diga bem da Amazon! O prime é um desastre, exploram as pessoas… está para vir a primeira pessoa a dizer bem! - continuou perante o silêncio da plateia.

Eu estava sentada de lado em relação à plateia a aguardar a minha vez de falar e perante tanta insistência em mal dizer da empresa onde há anos compro uma boa parte dos meus livros e da qual só tenho a dizer bem, resolvi intervir.

- Eu! Eu digo bem da Amazon! - afirmei numa altura onde os presentes não faziam ideia de que seria eu a falar de da importância da Experiência Cliente logo de seguida.

Nesse momento mais duas ou três pessoas afirmaram a sua posição em linha com a minha e eis que começam a surgir na plateia mais adeptos do bem dizer da referida organização abafando os comentários menos positivos daquele participante.

O tema ficou meio arrumado, até por condicionantes de tempo que sempre existem nestas intervenções, mas o episódio deixou-me a pensar.

Quantas pessoas teriam ficado com essa má impressão se eu não tivesse falado? E porque razão outros que tinham boa impressão ficaram em silêncio? É certo que falávamos de uma marca poderosa mas, até isso dá que pensar.

Todo e qualquer negócio terá sempre os seus detratores ou mesmo Clientes a que chamo insatisfeitos crónicos, a questão é, qual a melhor forma de lidar com eles? Naturalmente as organizações deverão empreender todos os esforços para evitar ou mesmo eliminar Clientes dispostos a comprometer a sua imagem mas, se pensarmos que eliminar por completo esses Clientes é uma missão impossível, torna-se muito clara a importância e o poder de ter Clientes dispostos a contrapor aqueles que dizem mal, como foi o caso no episódio que descrevo.

Fica assim um exemplo simples que ilustra bem o poder de um promotor de qualquer negócio. Um só comentário na altura certa ou a ausência dele pode mudar o rumo da conversa que pode estar a existir sobre o serviço de qualquer organização ou equipa!

Votos de bom serviço!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas